-
SMAS
-
Qualidade da Água
- Controlo e Análises da Água
Controlo e Análises da Água
.
-
Resultados de outras zonas de abastecimento
Resultados de outras zonas de abastecimento
-
Resultados SMAS Paredes
Resultados SMAS Paredes
O Concelho de Paredes dispõe de um abastecimento de qualidade com rigorosos sistemas de vigilância e controlo analítico, que permitem que a água chegue em boas condições à torneira do consumidor e seja consumida com toda a segurança.
A gestão da água apresenta uma grande complexidade, pelo que habitualmente intervêm diversos agentes, como as Câmaras Municipais, as entidades gestoras, os laboratórios de controlo, a Autoridade de Saúde e a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Todos eles contribuem para padrões de consumo de água de boa qualidade, sem riscos para a saúde, facilmente acessível e na quantidade necessária.
Antes de chegar a nossa casa a água destinada a consumo humano é submetida a um tratamento e a um controlo de qualidade para proteção da saúde dos utilizadores.
Para que a água da rede pública chegue a todas as instalações nas melhores condições para consumo, os SMAS de Paredes controlam rigorosamente a sua qualidade ao longo de todo o processo, segundo a legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto, que estabelece o regime de qualidade da água destinada a consumo humano.
De forma a obter uma imagem representativa da qualidade da água distribuída, a nossa equipa, devidamente identificada, procede a colheitas no domicílio do utilizador, em cumprimento do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) aprovado pela autoridade competente – ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
A estas análises acrescem os controlos efetuados nos seguintes locais:
• Nas captações e respetivas estações de tratamento;
• Nas ETA de Lever e do Paiva e em todo sistema de distribuição até a entrada no Concelho (pela entidade AdDP – Águas do Douro e Paiva);
• Em todo o sistema de distribuição do concelho – Controlo operacional.
O controlo da qualidade garante a verificação de potabilidade da água tanto no que respeita às suas características bacteriológicas como físico-químicas.
Na generalidade a água é considerada apta para consumo humano quando nenhum dos parâmetros ultrapassa uma concentração máxima (valores paramétricos) na água. Todas as análises são realizadas por laboratórios externos acreditados conforme previsto na legislação em vigor.